sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Xbox Game Pass Ultimate aumenta 50%

A Microsoft anunciou algumas "melhorias" ao programa Xbox GamePass, mas que fazem o preço do Xbox Game Pass Ultimate aumentar 50%.

A Microsoft parece querer demonstrar o lado menos bom dos serviços de subscrição e streaming, que é o de quase sempre começarem com preços atractivos, e inevitavelmente verem esse preço ir aumentando até começar a fazer desesperar os clientes. Temos visto isso acontecer nos serviços de streaming de vídeo, e agora é a vez do serviço de "streaming de jogos".

A Microsoft está a reformular o Xbox Game Pass com novos nomes, novas funcionalidades e um aumento significativo no preço do plano mais completo. A partir de hoje, o Xbox Game Pass Ultimate passa de 17.99 para 26.99 euros por mês - um substancial acréscimo de 50%! - que, nem de longe nem de perto é amenizado pelas "melhorias".

Os planos foram rebaptizados: o antigo Game Pass Core chama-se agora Xbox Game Pass Essential, enquanto o Standard passa a Xbox Game Pass Premium. Todos os três níveis incluem agora jogos para PC e acesso ilimitado ao cloud gaming, algo que antes era exclusivo do plano Ultimate. Além disso, todos os subscritores terão direito a crédito na loja através do programa de recompensas renovado.
O Game Pass Ultimate recebe as maiores melhorias. A biblioteca passa a ter mais de 400 jogos, incluindo 75 lançamentos no primeiro dia por ano (mais 50% face a 2024), e passa a incluir também o Ubisoft Plus Classics. A partir de 18 de Novembro, será adicionado o Fortnite Crew, oferecendo o Battle Pass, 1.000 V-Bucks mensais e outros extras. O cloud gaming sai da fase beta, com resolução melhorada até 1440p, e os jogadores poderão ganhar recompensas de até 100 dólares por ano a jogar.

O Game Pass Premium mantém-se nos 12.99 euros mensais, mas traz agora mais de 200 jogos disponíveis em consola e PC, além de acesso ilimitado ao cloud gaming. Embora não inclua lançamentos no primeiro dia, os jogos publicados pela Xbox chegam ao serviço no prazo de um ano (com excepção do Call of Duty). Também estão incluídos benefícios dentro de jogos e recompensas que podem render até 50 dólares por ano.

Já o Game Pass Essential continua nos 8.99 euros mensais, mas duplica o catálogo para mais de 50 jogos, jogáveis tanto em PC como em consola, com cloud gaming ilimitado. Os subscritores também podem acumular até 25 dólares por ano em recompensas.

Por fim, o PC Game Pass sobe para 14.99 euros por mês. Apesar de não incluir o Ubisoft Plus Classics, ganha mais 50 jogos da Ubisoft no catálogo. A Microsoft deixou no ar a possibilidade de, no futuro, fundir esta oferta com os novos planos Xbox.



As mudanças entram em vigor de imediato, com os actuais subscritores do Core e Standard a migrarem automaticamente para os planos Essential e Premium. Junte-se a isto o facto da MS não dar opção de pagar um ano inteiro (que normalmente tem direito a um desconto equivalente a dois meses), e isto faz com que um ano de Xbox Game Pass Ultimate passe agora a custar 323 euros!

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Steam deixa de suportar Windows 32-bit em 2026

Os jogadores que se mantiverem num Windows de 32-bit deixam de ter actualizações do Steam.

A Valve anunciou que vai deixar de suportar o Steam em versões de 32-bit do Windows a partir de 1 de Janeiro de 2026. O programa continuará a funcionar no Windows 10 de 32-bit, mas deixará de receber actualizações, incluindo de segurança, e o suporte técnico deixará de estar disponível para quem continuar nesse sistema.

O motivo da mudança está relacionado com drivers e bibliotecas de sistema que já não são suportados em 32-bit, dificultando a manutenção desta versão. Mas é uma decisão que não surpreende ninguém: o Steam já tinha abandonado o Windows 7 e 8 no início de 2024 e o Windows 11 nunca chegou a ter versão de 32-bit. Pelo que, na prática, o impacto será mínimo.

Segundo os dados da Steam Hardware Survey, a utilização de Windows em 32-bit é tão reduzida que aparece apenas como "outros", representando cerca de 0.05% dos utilizadores. Já o Windows 10 de 64-bit ainda está em mais de um terço dos PCs, enquanto o Windows 11 domina com quase dois terços. Importa notar que esta decisão não afecta a disponibilidade de jogos. Os títulos de 32-bit continuarão a correr normalmente em versões de 64-bit do Windows, já que estas mantêm compatibilidade.

Relembre-se também que, mesmo não sendo suportados, o Steam continua a funcionar no Windows 7 e Windows 8 - para quem se mantiver com esses sistemas antigos (embora seja fortemente recomendado que passem para um Windows mais recente).

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Forza Horizon 6 terá Japão como cenário

O próximo episódio da saga Forza Horizon - o Forza Horizon 6 - vai desenrolar-se nas estradas e paisagens do Japão.

Desde o primeiro Forza Horizon (de 2012) que esta série de jogos da Xbox tem fascinado os jogadores por permite que façam corridas de carros num mundo aberto, sem estarem limitados às habituais pistas e circuitos. Agora, a Microsoft lançou um teaser que revela o cenário para o Forza Horizon 6 que chegará em 2026.

Numa viagem nostálgica pelos jogos já lançados, somos relembrados que o primeiro Forza Horizon teve como cenário as paisagens dos EUA, o Forza Horizon 2 transferiu-se para a Europa (mais concretamente para a região do sul de França e Itália), o Forza Horizon 3 levou-nos para o outro lado do mundo optando pelos cenários australianos, o Forza Horizon 4 foi buscar inspiração à Grã-Bretanha, e o Forza Horizon 5 levou-nos até ao México e América Central. E tudo isto para revelar que, o próximo Forza Horizon 6 será passado no icónico Japão.



Embora a MS esteja numa fase de levar os jogos Xbox para a PlayStation, já ficou confirmado que o lançamento do Forza Horizon 6 será feito apenas para a Xbox e PC (e incluído no Game Pass), e só mais tarde será disponibilizado na consola da Sony.

Ainda assim, não podemos deixar de referir que a saga Forza Horizon também tem sido das sagas que vai sucumbindo ao passar dos anos, e que vai desaparecendo das lojas digitais devido às questões de licenciamento.

sábado, 27 de setembro de 2025

Asus ROG Xbox Ally e Ally X prometem experiência Xbox em formato portátil

A Microsoft passa a ter uma "Xbox" portátil, por via das Asus ROG Xbox Ally e Ally X.

Como parte da sua missão de transformar todos os ecrãs e dispositivos numa "Xbox", a Microsoft e a ASUS uniram forças para lançar uma nova linha de consolas portáteis ROG Xbox Ally. A gama inclui dois modelos: a ROG Xbox Ally e a ROG Xbox Ally X. Estes equipamentos juntam o hardware da ASUS com uma versão optimizada do Windows, pensada especificamente para a experiência portátil de gaming.

O modelo mais avançado, ROG Xbox Ally X, vem equipado com o processador AMD Ryzen Z2 Extreme, 24GB de memória LPDDR5X a 8000MHz e 1TB de armazenamento. Já a ROG Xbox Ally vem com o novo Ryzen Z2 A, 16GB de memória LPDDR5X a 6400MHz e 512GB de armazenamento. Ambas contam com um ecrã LCD Full HD de 7" a 120Hz, com FreeSync Premium, protecção Gorilla Glass Victus e revestimento anti-reflexo DXC.
Em termos de design, foi aplicada a mesma filosofia usada no comando Xbox Wireless Controller, com pegas salientes para maior conforto. A disposição dos botões mantém-se semelhante às versões anteriores, mas há agora um botão dedicado Xbox em ambos os modelos e gatilhos com vibração na Ally X. A conectividade também evoluiu, com portas USB-C, slot microSD UHS-II, WiFi 6E e Bluetooth 5.4, além de baterias de 80Wh no Ally X e 60Wh no modelo base.

No lado do software, os dispositivos trazem uma experiência Xbox em ecrã completo, optimizada para uso com comandos de jogos, e compatível não só com jogos da Microsoft Store, mas também da Steam e Epic Games. A Microsoft está ainda a trabalhar num programa que identifica jogos adaptados para consolas portáteis, semelhante ao sistema "Verified" da Steam Deck. Os compradores terão direito a uma subscrição do Game Pass durante um período limitado e a uma versão especial do Roblox optimizada para estes dispositivos.


As novas ROG Xbox Ally vão estar disponíveis em Portugal, com a versão base com 16GB RAM e 512GB a ter preço a começar nos €599, e a ROG Xbox Ally X com Ryzen Z2 Extreme, 24GB RAM e 1TB a custar €899.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

OD de Hideo Kojima vai assustar os jogadores

O primeiro trailer do jogo OD de Hideo Kojima para a Xbox não deixa ninguém indiferente.

Hideo Kojima é um daqueles nomes que é uma verdadeira "instituição" no mundo dos videojogos, sendo responsável pela saga Metal Gear, e mais recentemente pelo Death Stranding. Embora o seu nome esteja tradicionalmente mais associado à Sony e PlayStation, desta vez o OD destina-se aos jogadores Xbox.

O misterioso projecto OD de Hideo Kojima para a Xbox revelou o seu primeir trailer de três minutos, que confirma a forte aposta no género de terror. Anunciado em 2022, o jogo surge agora com o subtítulo "OD Knock" e promete ser uma mistura entre experiência cinematográfica e jogabilidade interactiva.

No vídeo vemos a personagem de Sophia Lillis a abrir uma porta vermelha e a acender velas, enquanto sons inquietantes e chuva intensa criam o ambiente. Entre os elementos mostrados surgem objectos que fazem lembrar os "bridge babies" de Death Stranding, reforçando a vertente psicológica do terror - de certa forma fazendo relembrar a demo assustadora P.T. que tinha feito para a PlayStation.



O OD está a ser desenvolvido em Unreal Engine, com apoio técnico directo da Microsoft. O chefe da Xbox, Phil Spencer, confirmou durante a transmissão do 10º aniversário da Kojima Productions que o desenvolvimento está "bem avançado" e que a Microsoft está a colaborar tanto nos visuais como no trabalho de bastidores.

Embora o realizador Jordan Peele também esteja envolvido no projecto, Kojima esclareceu que o cineasta trabalha noutra parte da experiência. Ainda não há data de lançamento, mas Spencer garantiu que OD vai inovar em jogabilidade, narrativa e envolvimento do jogador, descrevendo-o como ousado, único, e "inconfundivelmente Kojima".

Related Posts with Thumbnails